quarta-feira, 11 de maio de 2011

Conceitos de arte contemporânea: Arte convencional e arte não-convencional

Antigamente dividia-se as formas de se fazer Arte em sete formas de expressões artísticas, ou linguagens artísticas ou, simplesmente, em sete artes. Só que a humanidade evoluindo tecnologicamente, cientificamente, socialmente e etc., ampliou as formas de se fazer Arte. Esta ampliação fez com que a denominação sete artes ficasse inadequada para a atualidade. Surge, então, novos termos.

As sete artes (Pintura, Escultura, Música, Dança, Literatura, Teatro e Cinema), atualmente, enquadra-se dentro do que designamos como Arte Convencional. Algo convencional é aquilo padronizado por alguém, que alguém escolheu e determinou, convencionou-se. Uma tampinha de garrafa pet, por exemplo, é convencional, pois em qualquer lugar do país ou, talvez, até do mundo, o diâmetro da tampinha é o mesmo para qualquer garrafa pet de refrigerante ou de água mineral. Logo, as sete artes tradicionais são as artes convencionais. O circo, por exemplo, é milenar e não é arte convencional. Este, então, tornou-se o que designamos como arte não convencional. Arte não convencional é toda linguagem artística que não pertence a arte convencional, à arte tradicional e que utiliza de elementos tradicionalmente artísticos ou não-artísticos.

Atualmente, os jovens ouvem um estilo de música que é a música eletrônica. Esta utiliza-se, principalmente, de computadores que não foram criados para se fazer música, mas é um recurso, se "tornou" um instrumento musical não-convencional. Tem-se pelas ruas o que podemos intitular de escultura viva, ou seja, pessoas que estão atuando como uma escultura. Todas estas formas citadas são evoluções das linguagens artísticas convencionais, como também acontece com o cinema 3D e etc. E novas formas de expressões artísticas, como é o caso da Fotografia que é possível encontrarmos exposições fotográficas, igual se encontra exposições de pinturas e esculturas, o circo que vem com toda a sua arte cenográfica, a ginástica artística, entre outros.

Logo, arte convencional é a arte realizada pelas linguagens e meios convencionais, tradicionais. E arte não-convencional é aquela que se utiliza de linguagens e/ou meios não convencionais, como novas tecnologias ou técnicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário