Entre gritando: Eu sei o que é Arte Contemporânea

O título deste nosso texto e também da obra de arte de Luciano Mariussi - Luciano Augusto Mariussi (Tupãssi PR 1974) foi escolhido devido à genuína ideia que ele teve de mediação cultural, ou seja, de se relacionar com o público através deste “mural” e que eu peguei emprestado para poder levar as pessoas a se questionarem: “Eu entraria gritando: Eu sei o que é Arte Contemporânea?”. Sabe, essa questão instalada em algum lugar, nos provoca a seguinte dúvida: será que se eu entrar gritando isso, lá dentro vão me questionar o que é e eu saberei explicar? Buscando iniciar uma solução a esse problema, vou começar este trabalho esclarecendo novos termos que na Educação do Estado de São Paulo está em pauta, conceitos e maneiras de se pensar a arte dos dias de hoje, ou seja, a Arte Contemporânea.



Mesmo lendo muitas coisas, não as seguirei diretamente para esclarecer o que vem a ser a Arte Contemporânea, ainda mais, porque senão entraremos no lado histórico da situação e a qual ainda não acredito que já está completamente delineada, cientificamente falando. Percebe-se que Fernando Gullar, Hélio Oiticica e Lygia Clark são grandes ícones para o início de tudo na Arte Contemporânea brasileira e cada um deles terá o seu merecido destaque no nosso trabalho no momento adequado. Mas o mais importante nesse instante é entendermos o que vivemos hoje em dia. É isso aí, caro leitor, o que produzimos intelectualmente nos tempos atuais é produção contemporânea. Os MPs da vida (MP3, quatro e etc.); Ipods, as pesquisas sobre a Medula Óssea entre outras coisas mais, junto com a arte do parangolés, assemblages, percussão corporal (Barbatuques), instrumentos não-convencionais (Stomp entre outros), a arte da Fotografia e muito mais. Logo, daqui a uns vinte anos, quando um jovem pegar um livro escrito pelo Pedro Bial, Jô Soares, você poderá contar que estes foram seus contemporâneos e que, então, Arte Contemporânea é toda a produção artística realizada desde a segunda metade do século XX. Além, você acrescentará que é um momento no qual parece ter esgotado todos os meios tradicionais de se fazer Arte, surgindo então, uma nova intenção artística. Essa nova intenção artística está relacionada com o que chamamos de Poética Artística.


A Poética de um artista é a mesma coisa que a filosofia, a ideologia de trabalho deste autor. É o que ele tende a transmitir ao seu público de forma consciente e, muitas vezes, de forma inconsciente. Logo, o cerne do seu trabalho pode não estar no tema da sua obra de arte, mas sim, na matéria que ele utiliza. Muitas vezes, na forma-conteúdo, no seu processo de criação e etc.


Bem, daí se vê as conquistas da Arte Contemporânea, a evolução intelectual do ser humano lhe fez vislumbrar na Arte novos Conceitos da Arte Contemporânea, título do nosso próximo trabalho e que esclarecerá os termos técnicos que são propostos pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Vamos compreender o que vem a ser a Matéria, Materialidade, Suporte, Processo de Criação, Arte convencional e Arte não-convencional, entre outros.


Elcio Naves

Luciano Mariussi - Imagem retirada do site: http://www.muvi.advant.com.br/artistas/l/luciano_mariussi/luciano_mariussi.htm